Comemorações do Centenário da República na ESEQ: um breve balanço

Um balanço das Comemorações do Centenário da República na ESEQ pelo coordenador do projecto, Prof. José Henrique Lima:
A data de 5 de Outubro de 1910 detém um grande significado na História de Portugal.
Ao celebrar esta efeméride, a Escola Secundária Eça de Queirós, a exemplo de outras instituições, pretendeu honrar a memória dos cidadãos que se associaram à causa da República e contribuir para que os seus jovens alunos adquirissem um maior conhecimento da História do país. Foi, nessa perspectiva que a ESEQ, procurou apresentar uma programação cultural diversificada e, o mais possível, participada pela comunidade que serve.
A Escola Secundária Eça de Queirós, como estabelecimento de ensino público, não podia deixar de responder ao desafio para comemorar esta efeméride, lançado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Fê-lo na convicção de que mais importante do que desenterrar velhos rancores – não há revolução que não gere descontentamentos – seria celebrar, no sentido de festejar, a instauração da República em 1910. Outros balanços, outras reflexões acerca do período em causa podem e devem ser levados a cabo, legitimados pela verdade e pelo rigor histórico. A ESEQ deve até estimular esses exercícios desde que enquadrados no contexto adequado.
Tal postura, de bom senso segundo o nosso ponto de vista, caracterizou as actividades desenvolvidas por um vasto movimento cultural a nível do concelho da Póvoa de Varzim, envolvendo a Câmara Municipal os seus serviços culturais, jornais locais, associações e escolas, entre as quais se conta a ESEQ.
As iniciativas levadas a cabo assentaram em três vectores essenciais: simplicidade, simbolismo e intencionalidade pedagógica.
Assim, logo em Março de 2010, ainda que de uma forma discreta, foi levada a cabo a plantação dá árvore do Centenário no pátio interior da escola. Seguiu-se, já em momento, mais próximo da data aniversária de 5 de Outubro, uma série de iniciativas como se refere: Exposição “Livros da República na Biblioteca Dr. Luís Amaro de Oliveira” organizada pela Biblioteca Dr. Luís Amaro de Oliveira; Exposição “República – 100 Anos – 18 Presidentes” organizada pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas; Ciclo de Cinema “8 filmes portugueses no Centenário da República” uma organização do Clube de Cinema e Vídeo 8 e Meio; Conferência “Halley – O cometa da República” pelo Dr. Joaquim Fernandes, Ph.D da Universidade Fernando Pessoa – Porto, uma organização do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais; Conferência “A República e a implantação de um Liceu Nacional na Póvoa de Varzim” pelo Dr. Fernando Souto do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Eça de Queirós; Conferência “A Instrução Pública no Debate Parlamentar da 1.ª República” pelo Dr. José Carlos Silva do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Eça de Queirós; “Provas Inter-Escolares de Educação Física na República” uma organização do Departamento de Expressões; Conferência “O Edifício Escolar da República (espaços físico, pedagógico e ideológico) ” pelo Dr. Rui Baptista do Departamento de Expressões; Exposição “Ciências e Cientistas na República” organizada pelo Departamento de Matemática e Ciências Experimentais; Exposição “A minha t’shirt da República” organizada pelo Departamento de Expressões; Recital “A Música da República” pela Escola Municipal de Música da Póvoa de Varzim, organizada pelo Departamento de Línguas;
Estas actividades, na sua maioria, foram projectadas e desenvolvidas por pessoas pertencentes aos quadros da ESEQ, a quem será de inteira justiça agradecer a dedicação demonstrada e reconhecer a qualidade do seu trabalho. Cabe, por isso, uma palavra de agradecimento aos Coordenadores dos Departamentos que constituíram a comissão organizadora das comemorações e, pessoalmente, se envolveram na coordenação e execução das actividades; a todos os docentes que, no âmbito das actividades dos respectivos departamentos curriculares, colaboraram activamente no seu desenvolvimento; aos funcionários e alunos que, de muitas formas, deram o seu contributo, fundamental para o sucesso das comemorações; às entidades externas à ESEQ, Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Biblioteca Municipal Rocha Peixoto, Dr. Joaquim Fernandes, Ph.D da Universidade Fernando Pessoa – Porto, Escola de Música da Póvoa de Varzim, Conselho Cultural da Universidade do Minho e Casa Museu de Monção, Grupo de Ginástica Feminina do Clube Ginásio Vilacondense e comunicação social local por toda a cooperação prestada.
Correndo o risco de esquecer outros contributos individuais, não poderíamos, contudo, deixar de destacar o empenho, disponibilidade e qualidade de trabalho produzido pelos docentes Ana Maria Machado no que à organização da exposição fotográfica “República – 100 Anos – 18 Presidentes” concerne, Arnaldo Pedro pela concepção e execução dos grafismos usados para divulgação das iniciativas, Graça Dinis pela organização da exposição “A minha t’shirt da República”.
Todas as iniciativas, abertas à comunidade local que a elas aderiu significativamente, contaram com a participação de centenas de participantes entre alunos, professores, funcionários, saldando-se por um dinamismo e qualidade assinaláveis, cumprindo, desse modo, os objectivos a que se propuseram ao evocar a efeméride “Centenário da República”.
A todos, os nossos agradecimentos.
O Coordenador das Comemorações.

Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Comemorações do Centenário da República na ESEQ: um breve balanço

  1. eseq diz:

    Muito bom

Deixe um comentário